Santa Catarina registrou a menor taxa de analfabetismo do país entre pessoas com 15 anos ou mais, de acordo com o IBGE.
O índice foi de 1,5% referente ao ano de 2025.
O percentual representa uma queda em relação à 2024, quando era de 1,9%.
O governador Jorginho Mello ressaltou que o marco é resultado dos investimentos na educação e compromisso com os estudantes.
Em relação ao levantamento anterior, Santa Catarina avançou uma posição e ultrapassou o Distrito Federal.
Se a comparação for com 2016, primeiro ano da pesquisa, o indicador do estado caiu 1,2 ponto percentual, atingindo em 2025 o menor índice da série histórica.
A secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, fala sobre a importância da redução da taxa de analfabetismo e como o Governo do Estado alcançou esse resultado:
SONORA


