Na manhã desta quarta-feira(24/6), servidores e usuários dos hospitais Infantil João Paulo II (HIJPII) e João XXIII (HJXXIII), da Rede Fhemig, se reuniram para uma dupla comemoração: entregar os dois novos elevadores do Infantil e reconhecer o desempenho dos profissionais no atendimento aos pacientes no período sazonal de circulação de vírus que comprometem as vias respiratórias.
A maior parte dos R$ 2.976.021,00 investidos na construção dos elevadores veio do Acordo Judicial de Reparação de Brumadinho, assinado em 2021, entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública de Minas Gerais e a Vale, para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho, em janeiro de 2019, que deixou 272 vítimas, além de problemas ambientais e socioeconômicos.
A presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum), Nayara Porto, afirma ter certeza de que as pessoas que morreram na tragédia ficariam felizes com as melhorias no HIJPII.
“Os nossos não vão voltar, mas eles podem ser eternizados, podem ressignificar a vida das pessoas através de obras como essa. Ficamos muito felizes por estar aqui, principalmente em um hospital que cuida de crianças”.
Melhorias estruturais
Com a entrega das obras – iniciadas no segundo semestre de 2025 para ampliar a acessibilidade dos usuários, dentro do projeto de melhorias estruturais realizadas no HIJPII nos últimos anos – pacientes, seus acompanhantes e profissionais da assistência contam com mais segurança, conforto e agilidade no seu dia a dia no hospital.
“Não posso deixar de falar da gratidão e da conquista que a gente tem com essa obra para a melhoria do acesso, da segurança do paciente e das condições de trabalho dos nossos profissionais. Agradeço a todos que colaboraram para que pudéssemos entregar a obra no menor tempo possível”, ressalta a assessora de Gestão do HIJPII, Lindalva Santos.
Sazonalidade
Do início de março deste ano até agora, quase 17 mil pacientes foram atendidos no Pronto Atendimento do HIJPII. Desses, mais de 1,7 mil ficaram internados e outros 552 precisaram de UTI. Um aumento médio entre 40% e 50% em relação aos demais períodos do ano.
Para enfrentar os desafios impostos pela sazonalidade anual, comum a toda a rede de saúde do país e responsável pelo aumento dos casos de doenças respiratórias no outono e inverno, o HIJPII abriu mais sete leitos de UTI, 19 de enfermaria, dois consultórios para atendimento de urgência, além de oito leitos na Sala de Decisão Clínica e mais cinco pontos na Sala de Medicação.
Somado a isso, também houve o aumento da equipe assistencial, com mais 150 novos profissionais, entre eles 34 médicos, dez enfermeiros, 69 técnicos de enfermagem e 18 fisioterapeutas respiratórios.
Reconhecimento
Para além do empenho coletivo dos profissionais que atuam no tratamento dos pacientes nessa fase de alta demanda, nove pessoas foram escolhidas pela comunidade hospitalar, por meio de voto, e receberam o reconhecimento simbólico por sua dedicação.
“Desde que eu entrei para a Fhemig, há 16 anos, trabalho na urgência. Ter esse reconhecimento faz a gente ter mais ânimo para trabalhar melhor e saber que o nosso trabalho faz diferença para o atendimento ao paciente. Estou muito feliz por ser reconhecida e divido com várias pessoas que estão comigo”, comemora a técnica operacional Adriana de Assis.
“Fico feliz pelo reconhecimento da equipe. Quando saio de casa para trabalhar, venho para fazer para os meus pacientes e acompanhantes o que eu queria que fizessem comigo se fosse o caso de um filho meu. É o mínimo que posso fazer. Um olhar, um colo, um acalento, uma atenção para a mãe. Uma intervenção mínima que faz a diferença”, pontua a técnica de enfermagem Leila Maria Netto.
A homenagem aos servidores contou com a participação do Instituto Hahaha, que tornou o momento ainda mais especial, regado de música junina.


