Sorocaba

Confira como funciona o serviço de roçagem na cidade em áreas públicas e particulares – Agência de Notícias

Acompanhe, no site e nas mídias sociais oficiais da Prefeitura, onde e quando será realizado o serviço diariamente em áreas públicas; também é possível fazer uma solicitação de roçagem ou denúncia de situação irregular em área particular.

 

Em decorrência do período chuvoso, como é habitual acontecer durante o verão, a vegetação em toda a cidade cresce muito mais rápido que o normal. Dessa forma, é comum notar, mais frequentemente, parques, praças, canteiros centrais, calçadas e terrenos com mato mais alto.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e de Urbanismo e Licenciamento (Seurb), mantém um monitoramento constante das áreas públicas e próprios municipais, programando o serviço de roçagem, de forma a atender todos os bairros de Sorocaba, mantendo o paisagismo urbano e a limpeza dessas áreas.

Somente no ano de 2022, a Serpo realizou mais de 17 milhões de metros quadrados de roçagem em áreas públicas e próprios municipais. “É importante frisar que, devido às chuvas desta estação, mesmo após o serviço realizado, o mato volta a crescer muito rapidamente. Por isso, temos várias equipes trabalhando, de domingo a domingo, para colocar tudo em ordem e manter as áreas públicas sempre bem cuidadas”, enfatiza o gestor da Serpo, Sérgio Salinas.

 

Terrenos particulares

A Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (Seurb) segue reforçando junto à população a importância dos cuidados necessários com a manutenção e limpeza de terrenos particulares e calçadas. É preciso que, ao lado da Administração Municipal, cuidando das áreas públicas e próprios, cada um siga fazendo a sua parte.

A Administração Pública destaca a proprietários e imobiliárias da cidade a importância de manterem seus imóveis sempre limpos, roçados, sem entulho e outros resíduos, conforme previsto na Lei Municipal nº 8.381, de 26/02/2008.

“Cada morador e proprietário têm a responsabilidade de zelar pela manutenção e limpeza dos locais particulares, cuidando do ambiente comum e mantendo Sorocaba sempre linda e organizada, além de evitar sanções e multas nesse sentido”, afirma a secretária da Seurb, Cilene Chabuh Bordezan.

“Mato alto, entulho despejado de forma irregular ou calçada sem manutenção traz riscos à população. Especialmente nesta época do ano, com as chuvas mais frequentes, quando o mato cresce bem mais rapidamente. O descarte irregular de inservíveis em terrenos não autorizados ou vias públicas também prejudica a nossa cidade. Precisamos unir forças, o Poder Público junto com a população e as empresas, fazendo cada um a sua parte e deixando Sorocaba sempre linda de verdade”, destaca o secretário da Serpo, Darwin José de Almeida Rosa.

 

Ecoponto – descarte correto de resíduos

Sorocaba já conta, atualmente, com quatro Ecopontos, que estão localizados, cada um, na Vila Helena, no Cajuru, no Júlio de Mesquita Filho e na Vila Hortência.

O Ecoponto oferece um serviço gratuito aos cidadãos, para garantir a destinação adequada e ambientalmente correta de diferentes tipos de resíduos e, assim, evitar o descarte irregular na cidade, além de promover a devida reciclagem desses materiais.

Diferentemente dos antigos Ecopontos que existiam no município, o espaço, agora, é todo cercado, tem controle de acesso, recepção, contêiner com banheiro, iluminação em LED, paisagismo, dispõe de vigia 24 horas e câmeras de videomonitoramento.

 

Denúncias e informações

Acompanhe, no site e nas mídias sociais oficiais da Prefeitura de Sorocaba, onde e quando será realizado, diariamente, o serviço de roçagem em áreas públicas e próprios municipais. Também é possível fazer solicitações de roçagem ou uma denúncia de situação irregular em área particular, pelos canais de Atendimento da Ouvidoria Geral do Município: site (www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento);

WhatsApp: (15) 99129-2426, segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e telefones: 156 e (15) 3238-2446, segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Veja os endereços:

Atendimento presencial: Unidades das Casas do Cidadão – segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Ouvidoria Geral do Município (3º andar do Paço Municipal) – segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.