Sorocaba

Prefeitura realiza 2ª entrega do selo “Feira Legal” a feirantes da cidade – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), entregou, em evento realizado no Salão de Vidro do Paço Municipal, na tarde desta quinta-feira (22), o selo “Feira Legal” para mais 87 trabalhadores da categoria.

O selo é referente à regularização dos espaços ocupados para a realização das atividades pelos feirantes, algo que eles aguardavam desde 2015. Além disso, essa legalização permite que haja maior controle e gestão das feiras-livres, estimulando que as mesmas sejam revigoradas e desenvolvidas. O certificado também traz a segurança de que, dentro do período estipulado, o feirante permaneça no local escolhido, pois participará do programa de legalização desses espaços.

Prestigiaram o evento o prefeito Rodrigo Manga, o secretário interino da Sedettur, Fernando Mandes; a secretária de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini; além do ouvidor-geral do município, Diego Morais; do presidente do Sindicato dos Feirantes, Ariovaldo Padilha, e diversos feirantes e seus convidados.

“A atual Administração trabalha empenhada para garantir todos os direitos e deveres dos feirantes, tão importantes para nossa cidade, que movimentam a economia e levam o sustento para suas casas. As feiras são os principais polos de abastecimento de produtos agrícolas do município. São elas que dão acesso para a população aos diversos itens oferecidos por produtores e comerciantes”, diz o prefeito Rodrigo Manga.

Para requisitar o selo, o feirante deve se atentar ao período de inscrições e apresentar toda a documentação necessária, a qual estará prevista em edital, indicando quais as feiras – desde que disponíveis no regulamento – em que ele gostaria de atuar, bem como quantidade de módulos.

“Nesta data tão especial, realizamos o segundo evento de entrega do selo ‘Feira Legal’ a mais de 80 profissionais da classe. É um imenso orgulho recebê-los todos, aqui, pois são vocês que aquecem, ainda mais, a economia da cidade, além de manterem a tradição das feiras-livres”, ressalta o secretário interino da Sedettur.

Maria Cristina de Moraes, de 65 anos, iniciará como feirante nos próximos dias. “Vim buscar essa oportunidade, pois tenho visto essa importante atenção que a Prefeitura vem dando à classe dos feirantes. Tenho muito orgulho de receber o ‘Feira Legal’ e iniciar com o pé direito na profissão”, salienta.

Herdando a profissão de feirante dos pais, Anali Lanzieri comentou que essa iniciativa da atual Administração Municipal valoriza muito a categoria. “É um orgulho participar de um evento, como este, que enaltece uma classe trabalhadora da cidade, além de proporcionar mais conforto e melhores condições de trabalho a esses profissionais”, declarou.

“Os feirantes estão entre os profissionais que trabalham arduamente, iniciando suas atividades na madrugada e preparando os produtos com todo carinho para atender a população. Além disso, se preocupam com a qualidade dos itens, em dar orientações para o consumo e, por isso tudo também, merecem o máximo de consideração e cuidado possíveis por parte da Prefeitura”, conclui o chefe do Executivo.

 

 

Fotos – Renan Tonet/Secom.