NOTÍCIAS

Cidade do Rio participa de conferência sobre democracia participativa, na França – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

A edição 2023 será realizada na cidade do Rio de Janeiro – Divulgação

Dos dias 7 a 10 de dezembro, a Prefeitura do Rio esteve presente na 21ª Conferência OIDP (Observatório Internacional da Democracia Participativa), em Genoble, na França. Com o tema “Passemos à ação! Para uma renovação democrática diante da crise ecológica, sanitária e social”, a conferência reuniu prefeitos, vereadores, técnicos municipais, especialistas, ativistas e cidadãos de várias cidades do mundo comprometidos em trocar experiências, refletir e pensar ações transformadoras.

O subsecretário de Planejamento e Acompanhamento de Resultados, da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, Jean Caris, representou o prefeito Eduardo Paes na comitiva da cidade do Rio, que também contou com a presença da secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, das vereadoras Laura Carneiro e Rosa Fernandes, além de técnicos do Escritório de Planejamento da Fazenda e da Coordenadoria de Relações Internacionais.

A OIDP é uma rede composta por mil cidades ao redor do mundo que desejam desenvolver, implementar e disseminar experiências sobre democracia participativa em nível local, a fim de aprofundar a democracia no governo das cidades. A conferência é realizada anualmente e, nesta ocasião, também é promovida a cooperação entre as cidades e as organizações internacionais no domínio das inovações democráticas.

Além dos eventos principais da conferência, como a cerimônia de abertura, a comitiva da cidade do Rio esteve presente em mesas de temas como a participação mais perto possível das comunidades e dos territórios, associação dos cidadãos e luta contra as desigualdades de gênero.

– A conferência nos possibilitou inúmeras trocas, vivências e aprendizagem. Esperamos que em 2023 a cidade do Rio possa não somente apresentar nossas conquistas, mas juntos com outros governos avançarmos no debate e ações concretas e transformadoras na participação popular para a construção de cidades mais igualitárias e democráticas – afirmou Jean Caris.

Rio sediará conferência em 2023

A cidade do Rio sediará a 22ª edição da Conferência do OIDP em 2023, com a presidência do prefeito Eduardo Paes. O subsecretário de Planejamento e Acompanhamento de Resultados, Jean Caris, apresentou o plano de trabalho para o próximo evento e anunciou o tema, que será “Democracia para cidades diversas, inclusivas e transparentes”.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Visita do Papai Noel emociona idosos do Hospital Barata Ribeiro, na Mangueira

13 de dezembro de 2022

Comlurb anuncia mudanças na rotina de coleta no Natal e no Ano Novo

13 de dezembro de 2022

Na COP 15, Secretaria do Ambiente e Clima reafirma empenho na ampliação da biodiversidade

13 de dezembro de 2022

Prefeitura encerra o ano letivo 2022 com homenagem aos melhores alunos da rede municipal de ensino

13 de dezembro de 2022

Elevado Presidente Itamar Franco será interditado para manutenção e limpeza

13 de dezembro de 2022

< Voltar