Junto com a medalhista olímpica, as técnicas Iryna IIyashenko e Carol Molinari. Nesta sexta-feira (24), 11 horas, no Pinheiros haverá uma coletiva de apresentação do trio
A ginástica artística do Esporte Clube Pinheiros ganha reforços de alto nível e fica completa para as próximas temporadas. Juntam-se a Arthur Nory, nosso medalhista olímpico em 2016, nada menos que a ginasta Júlia Soares, medalhista olímpica em Paris. Chegam com Júlia a coordenadora Iryna Ilyashenko, ucraniana que revolucionou a ginástica brasileira, e a técnica Carolina Molinari. Iryna é considerada a grande responsável pelos grandes feitos da modalidade da ginástica no Brasil. Carol Molinari tem experiência olímpica como atleta. Julia dispensa comentários: craque, medalhista olímpica em Paris.
A curitibana Júlia Soares, de 19 anos, considerada uma das grandes revelações e uma das mais completas da ginástica brasileira, especialista no solo e trave, chega ao Pinheiros para reforçar o time feminino. Com Júlia na equipe, o Pinheiros solta alto.
Júlia começou na ginástica por influência da irmã mais velha, Giovanna. Começou no CEGIN – Centro de Excelência de Ginástica Artística, em Curitiba, onde nasceu. Desde os quatro anos é treinada pela ucraniana Iryna IIyashenko, e também pela ex-ginasta Carol Molinari. Quando começou a treinar se espelhou em Daiane dos Santos e, recentemente, em Rebecca Andrade, sua companheira de Seleção Brasileira. Ela é apontada como uma das maiores revelações da nova geração.
“Pirueta Soares”
A categoria de Júlia Soares é tão grande que ela se junta a Daiane dos Santos como ginasta que cria um elemento na ginástica, homologado pela FIG – Federação Internacional de Ginástica. O movimento criado por Júlia, e que leva o seu sobrenome “Soares”, consiste em uma entrada com meia pirueta. O movimento, com grande grau dificuldade, passou ser usado por vários ginastas pelo mundo.
PERFIL E CONQUISTAS DA JÚLIA
Nome – Júlia das Neves Botega Soares
Local de nascimento – Curitiba-Paraná
Data – 23 de agosto de 2005 (19 anos)
Altura – 1,53m
Especialidade na ginástica – Solo e trave
Coreógrafo – Rhony Ferreira
CONQUISTAS
2023 – Prata – Mundial da Antuérpia – equipe
2023 – Ouro – Etapa de Baku da Copa do Mundo – solo
2023 – Prata – Jogos Pan-Americanos/Santiago – equipe
2023 – Prata – Campeonato Brasileiro – Individual Geral
2022 – Ouro – Etapa de Stuttgart da Copa do Mundo – solo
2022 – Ouro – Etapa de Baku da Copa do Mundo – solo
2022 – Ouro – Campeonato Pan-Americano – equipe
2022 – Bronze – Campeonato Brasileiro – Individual geral
2021 – Bronze – Campeonato-Pan-Americano – trave
2021 – Ouro – Campeonato Brasileiro – solo
2019 – Finalista do Campeonato Mundial Júnior – trave
A mestre Iryna IIyashenko agora é do Azul e Preto
O nome da ucraniana Iryna IIyashenko está intimamente ligado ao crescimento da ginástica artística feminina no Brasil. A partir da sua chegada, juntamente com o seu compatriota, Oleg Ostapenko (falecido em 2021), a história mudou. Desde 1999 no Brasil, responsável pela formação de dezenas de ginastas no CEGIN, de Curitiba, Iryna reforça o quadro de professores do Pinheiros.
Para quem foi treinada por ela, sua presença elevou a ginástica artística brasileira a um patamar inimaginável de décadas atrás, além de deixar grandes ensinamentos para futuros treinadores, como Carol Molinari, sua seguidora também agora no Pinheiros.
Sobre os 24 anos de Brasil – chegou em 2001 – lembra com bom humor o começo. “Era muito difícil a comunicação, mas fomos resolvendo com criatividade”.
Apreciadora da banana milanesa, de novelas brasileiras (em especial O Clone e Escrava Isaura) e, de uma forma geral, da cultura do País, Iryna hoje se considera brasileira.
CAROL MOLINARI, GANHO DE CONHECIMENTO
A ginástica artística do Pinheiros terá também um ganho de qualidade com a vinda de Caroline Molinari, ex-ginasta que defendeu o Brasil na Olimpíada de Atenas, em 2004, ao lado de Daniele Hypolito, Camila Comin, Laís Souza, Daiane dos Santos e Ana Paula Rodrigues. Carol é hoje a principal técnica de Júlia Soares e, pela aproximação com Iryna IIyashenko, tornou-se assistente na Seleção Brasileira.
A coletiva será em formato tradicional, sem entrevistas exclusivas.
Serviço: Coletiva de Imprensa – apresentação de Júlia Soares, Iryn IIyashenko e Carol Molinari
Data: 22/01/2025 – sexta-feira
Horário: 11 horas
Local: Esporte Clube Pinheiros – ginásio da ginástica artística
Estacionamento: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2378 (Portaria do Tênis)
A pé ou carro de aplicativo: portaria do tênis – Rua Angelina Mafei Vitta
Credenciamento – Veículos e profissionais interessados em participar da coletiva de imprensa da ginástica artística do Pinheiros, devem enviar solicitação até às 10 horas do dia 24/1/25, enviando para o email: [email protected]
As solicitações devem conter:
Nome completo:
RG:
Função:
Veículo de mídia:
Telefone de contato:
Modelo e Placa do automóvel: