• Francisco Beltrão | PR
A Secretaria de Esporte de Francisco Beltrão começou 2025 a todo vapor, com a obra de troca do piso do Ginásio Arrudão, com previsão de conclusão em até 90 dias. O recurso de R$ 700 mil, que veio do Governo Federal, já foi anunciado ainda ano passado, mas a ideia foi esperar o Marreco encerrar as suas atividades de 2024 para então começar a obra, que precisa estar pronta até abril, quando deve começar a Liga Nacional 2025.
“Iniciamos o mandato do nosso prefeito Antônio Pedron [MDB] com essa tarefa de trocar o piso do Arrudão. Teve a licitação ano passado. Vamos também elevar o piso, em torno de 40 centímetros, pois tem muitos pontos cegos, isso vai dar uma melhorada. Agora retira o piso antigo, depois faz o contrapiso, aí tem que deixar 30 dias para curar e, só em seguida, vem a empresa que ganhou a licitação, que é de São Paulo, para colocar o piso de madeira, tendo 40 dias para realizar a obra. Vai ser um piso de ótima qualidade”, comenta Genuir Merlos “Pelé”, diretor da Secretaria de Esporte de Francisco Beltrão.
Segundo a secretária Ilda Schmitz (Esportes), além das competições oficiais do Marreco — Série Ouro do Paranaense e Liga Nacional —, o Ginásio Arrudão vai ser palco da abertura da fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná, que reúne os Núcleos Regionais de Educação de Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Laranjeiras do Sul e Pato Branco, que vai acontecer entre os dias 11 e 15 de junho. “O Ginásio Arrudão é nossa principal praça esportiva, então merece um piso novo e mais moderno, que vai ter mais durabilidade. Mas vamos cuidar de todas as praças esportivas, pois vamos reativar as escolinhas em várias modalidades”, afirma.
Sarará
O Arrudão e o Sarará terão prioridade agora no início do mandato, por conta da Série Ouro do Paranaense, que deve começar na segunda quinzena de março. O Marreco, por exemplo, se apresenta já no dia 15 de janeiro. Então a pré-temporada será feita em outra praça esportiva. Francisco Beltrão terá duas equipes na elite do Campeonato Paranaense de Futsal, o Marreco vai jogar no Arrudão, e a ABF no Sarará. “No começo, vamos ter que ajustar os primeiros jogos sem contar com o Arrudão, vamos conversar isso com os clubes bem certinho, para que não tenhamos transtornos. Mas já foi conversado com a Federação Paranaense para nunca realizar os jogos das duas equipes em casa na mesma data, não só por conta do ginásio, mas também por conta do policiamento e segurança para o público”, complementa Pelé.
Algo que será mudado no Sarará é em relação ao espaço para a imprensa, pois há apenas uma cabine para transmissão dos jogos, e na Série Ouro a exigência é um pouco maior. “Ainda estamos analisando tudo isso, mas a tendência é a gente quebrar uma parte daquele palco no lado oposto à arquibancada, para dar mais espaço na quadra, e também colocar as cabines de transmissão em cima do palco, no lado oposto à cabine que hoje se encontra lá no ginásio”, diz Pelé.
Pista de atletismo
Em dezembro de 2024, muitos atletas que utilizam a pista de atletismo do Complexo Esportivo João Cantu, no Bairro São Cristóvão, se juntaram para capinar o mato acumulado por falta de manutenção. O mutirão foi feito porque não houve o cuidado necessário com a pista nos últimos meses do ano passado. Segundo Pelé, a nova administração vai dar uma grande atenção ao espaço e vai batalhar para buscar a construção de uma nova pista de atletismo, em outro local, com medidas oficiais, para sediar competições da modalidade. “Estivemos na sexta-feira no Complexo Esportivo João Cantu e acompanhamos a equipe que estava cortando a grama, vamos capinar toda a grama que nasceu na pista de atletismo, precisa colocar mais pó de pedra. O correto seria colocar o carvão mineral, mas não dá por conta das chuvas que alagam o local e levam o carvão, que é um material muito caro. Mas queremos seguir mais firme com a manutenção, nenhuma praça esportiva pode ficar abandonada. Queremos buscar uma área pra construção de uma pista de atletismo nova, isso é uma cobrança do nosso prefeito Pedron, que é um atleta também, ele tem essa visão do esporte e está dando liberdade para que a gente trabalhe o esporte como qualidade de vida”, complementa Pelé.