A campeã olímpica Bia Souza termina em segundo e Larissa Pimenta como a número cinco
O judoca brasileiro Willian Lima, do EC Pinheiros, medalha de prata na Olimpíada de Paris, voltou a ser o número um do mundo no fechamento do ranking mundial da Federação Internacional de Judô. O atleta do peso mekio-leve (66 kg) nascido em Mogi das Cruzes, terminou o ano na frente do campeão olímpico Hifumo Abe, do Japão. A lista foi divulgada pela IJF nesta terça-feira (10), após a última competição do ano, o Grand Slam de Tóquio, Japão.
Além da boa performance de Willian Lima, o judô do Pinheiros teve mais duas atletas entre os tops do ranking: Bia Souza e Larissa Pimenta, ambas do Azul e Preto.
A ascensão do judoca do Azul e Preto foi impressionante. Começou a temporada em sétimo lugar no Grand Slam de Paris e um quinto no Grand Slam de Baku, ambos em fevereiro. Depois, Willian teve uma ótima sequência de bons resultados e foi evoluindo até o auge da sua carreira, conquistando as duas medalhas em Paris. Primeiro a prata no individual e o bronze por equipes.
Foi bronze nos Grand Slam de Tashkent e Tbilisi, em março; ouro no Pan do Rio, em abril, e tropeçou no Mundial de Abu Dhabi, a um mês dos Jogos. Mas, conseguiu superar-se, administrando ao longo da temporada uma lesão no ombro, e conquistou a primeira medalha do Time Brasil nos Jogos de Paris.
BIA SOUZA
A medalhista de ouro em Paris, Beatriz Souza, a nossa querida Bia, também atleta do Pinheiros, fechou o ano como número dois do mundo, com uma diferença de 930 pontos da francesa Romane Dicko, derrotada por Bia na semifinal da Olimpíada de Paris.
Larissa Pimenta, medalhista de bronze em Paris, termina o ano como número 5 do mundo do meio-leve (52 kg). Outro pinheirense que está bem colocado no ranking é Rafael Silva, o Baby (+100 kg) que termina na 17ª posição.