Ariane Caldas
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos promoveu nesta terça-feira (5) a 3ª Jornada Odontológica com o objetivo de ampliar a integração e troca de conhecimentos entre os profissionais de saúde bucal, além de destacar os avanços nos atendimentos prestados à população nas UBSs Resolve, no Hospital Municipal e em escolas municipais.
O evento, organizado pela Secretaria de Saúde, ocorreu no Centro de Formação do Educador (Cefe), em Santana (na região norte), e reuniu cirurgiões-dentistas, auxiliares de saúde bucal, técnicos em saúde bucal e agentes comunitários de saúde.
Educação Continuada
O evento aconteceu em meio à Semanal Mundial de Prevenção ao Câncer de Boca e contou com palestras sobre promoção de saúde.
Após a abertura solene, o professor Carlos Rocha Gomes Torres da UNESP (Universidade Estadual Paulista) iniciou o ciclo de palestras abordando sobre odontologia restauradora.
O tema era um dos mais aguardados por Gabriel Oblack, cirurgião-dentista que atua em duas escolas municipais. “Eu gosto muito de odontologia restauradora, principalmente de dentes anteriores, que é o que o professor Carlos vai discorrer, e adorei os temas. Não tem como executar uma boa prática se a gente não tiver embasamento teórico correto”, afirma.
Gabriel Oblack, cirurgião-dentista, atua há quase 5 anos na Prefeitura de São José | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
Carlos Torres também falou com entusiasmo sobre o tema e destacou a importância da educação continuada. “No curso de graduação a gente sempre foca na qualidade da execução do procedimento e existem determinados passos que são essenciais no sucesso de uma restauração. Esses passos devem sempre ser relembrados e enfatizados. Relembrar certos fundamentos é muito importante para que o profissional continue oferecendo para o paciente o melhor tratamento possível”, explicou.
“É muito bom estar aqui com os colegas. Durante a formação do aluno de graduação, nós precisamos construir o conhecimento com ele. O dentista aplica o conhecimento que adquiriu e pode melhorar ou aprimorar a forma como eles têm feito”, explicou.
Além do sorriso
No período da tarde, outras três palestras contagiaram os profissionais, reforçando a paixão pela odontologia.
Ana Hadad atua no programa Odontobebê e atende crianças de 0 a 3 anos / Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
Ana Hadad atua há 23 anos na rede municipal, e para ela a odontologia tem o poder de devolver a autoestima das pessoas. “A saúde começa pela boca, então, se você perguntar pra mim lá atrás o que me levou a fazer odontologia, foi exatamente por isso: proporcionar saúde e autoestima. Isso pra mim é uma conquista muito grande”, afirmou.
Saúde Bucal
O programa de saúde bucal de São José existe há 45 anos, com o objetivo de atingir a excelência na assistência odontológica, na promoção da saúde bucal e na prevenção de doenças.
Os munícipes têm acesso à assistência odontológica nas UBSs Resolve e também em escolas municipais equipadas com consultório odontológico.
O cuidado se inicia com a Odontologia para bebês (Odontobebê) e se destina a todas as faixas etárias.
Pacientes acamados também têm a oportunidade de receber o atendimento odontológico através do PAD Odonto (Programa de Atendimento Domiciliar Odontológico).
Com a preocupação de se promover saúde e prevenir doenças, a equipe de saúde bucal realiza ações de orientação sobre a prevenção do câncer bucal e orientações sobre higiene oral abrangentes para todas as faixas etárias.
Afinal, em cada atendimento odontológico, a Prefeitura garante acolhimento, bem-estar e saúde.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde