Informativo nº9 de novembro
A Pedagogia do Amor
Roberto Crema – Antropólogo e Psicólogo
Religar o conhecimento ao amor é um dos maiores desafios da atualidade. Essa metavirtude deve guiar nossa sofisticada tecnociência. Como bem disse um sábio, “o amor é a tecnologia mais avançada de todos os universos.” Sem amor, não podemos reinventar ou reencantar nenhum mundo, nem mesmo uma sala de aula. Precisamos da pedagogia do amor, pois essa é a lição fundamental de uma escola transdisciplinar e holística da existência. Somente ao aprender a amar total e incondicionalmente receberemos o certificado de verdadeira humanidade. Essa é a Utopia Humana, e estamos aqui para fazê-la florescer.
É evidente que o desencantamento do mundo decorre da desconexão com essa fonte vital. Teilhard de Chardin afirmou: “Quando os seres humanos domarem as ondas, os ventos e as tempestades, quem sabe não dominarão também as forças do amor? Então, pela segunda vez na história da humanidade, teremos inventado o fogo!”
Aprender a conhecer e a fazer de forma integrada, através da experiência viva e do discernimento, é uma arte que deve ser aprimorada. Para isso, precisamos de uma “escola do olhar”, pois a visão é o precursor do conhecimento. É fundamental abrir o olhar para si, para o outro, para o universo e para o Totalmente Outro. Um olhar fluido, que não se fixa em um único alvo, mas que acompanha a dança do agora. Transformar o mundo exige mudar a forma como olhamos.
Necessitamos também de uma “escola da escuta”. Escutar é o primeiro passo para compreender. É urgente transcender essa surdez diante dos clamores da realidade.
Ao longo da vida, orientamos nosso coração para aprender, firmamos nossos pés no chão e deixamos de lado a perplexidade. Devemos direcionar nosso coração não apenas para conhecer o mundo exterior, mas para aprender a estar nele, navegar encontros e florescer como seres humanos. Isso nos ajuda a perceber as conexões que unem nossos passos e eventos. Como disse o estadista Václav Havel, a educação é a capacidade de perceber as conexões ocultas entre os fenômenos.
Cada sintoma é um texto sagrado que deve ser escutado e interpretado em seus múltiplos significados. A sabedoria dos antigos rabinos ensina que cada frase bíblica pode ter 72 interpretações, representando os 72 nomes que damos ao que não pode ser nomeado, conforme a Cabala. Isso nos protege contra a rigidez de catecismos estreitos e fundamentalismos que presenciamos atualmente. Como disse um sábio, “fanático é aquele que não muda de ideia nem de assunto.”
Com alegria e esperança, Regina.
AGENDA DE NOVEMBRO
- 06 – Reunião com novas famílias
- 07 – Passeio Infantil 5 – Toca da Raposa
- 15 – Feriado
- 20 – Feriado
- 23 – Sábado letivo – Mostra de Trabalhos
- 29 – Aniversários do mês – Novembro
AGENDA DE DEZEMBRO (sujeita a alterações)
- 04/05 – Ensaio da Formatura
- 06 – Formatura
- 09/10/11 – Reuniões de final de ano com as famílias
- 13 – Último dia de aulas e aniversários de Dezembro
- 14 – Sábado Letivo – ENCERRAMENTO DO ANO
Mais informações estarão disponíveis no APP.
Regina Deldque – Diretora – Orientadora
Renata Martins Costa – Coordenadora Pedagógica
Antônio Carlos Foschini – Diretor Cultural