As marinas desempenham um papel central em Ubatuba, contribuindo para o desenvolvimento turístico, econômico e ambiental da cidade. Na segunda quinzena de outubro, a Fundação para Educação Ambiental (FEE), uma ONG dinamarquesa, responsável por conceder o selo internacional de qualidade ambiental, denominado Bandeira Azul, elencou duas marinas de Ubatuba dentre as 11 reconhecidas na temporada 2024/2025: Dársena Voga Marine e Centro Náutico Kauai.
O selo é atribuído anualmente a praias, marinas e embarcações de turismo que cumprem critérios de qualidade da água, segurança, educação ambiental, conservação do meio ambiente e gestão ambiental.
“Isso é particularmente importante para uma cidade como Ubatuba, onde o turismo, principalmente o turismo ecológico e de praia, é uma das principais fontes de renda e desenvolvimento econômico”, destacou o Secretário de Turismo, Bruno Oliveira.
O selo Bandeira Azul exige o cumprimento de critérios rigorosos, que incluem gestão de resíduos, proteção da biodiversidade e controle de poluição. Isso contribui diretamente para a conservação das áreas costeiras e da vida marinha, alinhando-se com o ecossistema rico e diversificado de Ubatuba.
Além disso, o selo envolve uma série de práticas que beneficiam a comunidade local, como programas de educação ambiental e infraestrutura de lazer. “Marinas sustentáveis reduzem impactos ambientais, o que melhora a qualidade de vida dos moradores”, acrescentou Oliveira.
O objetivo do selo é conscientizar a população e os tomadores de decisão sobre a necessidade de proteger o ambiente marinho e costeiro.
A Dársena Voga Marine é reconhecida pelo Programa Bandeira Azul desde 2018 e, segundo sua administração, cumpre os critérios de gestão e responsabilidade ambiental, como tratamento adequado de resíduos, sistemas de educação ambiental e envolvimento com a comunidade local. Isso reforça o compromisso da marina com a preservação do ecossistema e com a qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes e à região
Já o centro Náutico Kaua’i foi a primeira marina do Litoral Norte paulista a conquistar a certificação Bandeira Azul, reafirmando seu compromisso com o ecossistema local e a qualidade de seus serviços para clientes e turistas
Pré-requisitos
Para uma marina receber o selo Bandeira Azul, ela precisa atender a critérios rígidos de qualidade e sustentabilidade, divididos em quatro categorias principais: educação e informação ambiental; qualidade da água, gestão ambiental e segurança e serviços.