ENTRETENIMENTO

Esta foi a maior vitória do Cazaquistão no futsal – LNF

“Todos achavam que precisávamos de um milagre”, disse Higuita.

Portugal não perdia há 25 partidas em grandes torneios. Eles estavam atrás de uma quinta coroa consecutiva. Jorge Braz ostentava três dos melhores jogadores do planeta em Erick, Pany Varela e Zicky, e essas megaestrelas eram apoiadas por um elenco de elite.

O Cazaquistão, por outro lado, estava criticamente prejudicado. Já sem Edson e Taynan nesta Copa do Mundo de Futsal da FIFA™, eles perderam Leo por suspensão e enviaram vários homens para a batalha carregando pancadas.

Ao longo de 40 minutos em Andijan, no entanto, Higuita fez 15 defesas – várias impressionantes, uma com as pontas dos dedos no último segundo – e o gol de Dauren Tursagulov na 11ª hora arrancou uma das maiores surpresas nos 35 anos de história da competição.

Cazaquistão conseguiu feito ao bater o atual campeão | Foto: FIFA

“Acho que foi a maior vitória do Cazaquistão no futsal”, disse o técnico Kaká à FIFA . “Acho que, dada a situação da equipe, com lesões e a suspensão [de Leo], a vitória de hoje é a mais importante da história do futsal cazaque.”

“Temos que continuar. Temos que pensar em coisas maiores. Agora temos que manter a cabeça no lugar, não nos deixar levar pelas emoções e ter combustível suficiente para pensar nas quartas de final.”

“É muito difícil jogar contra o melhor time do mundo”, disse fixo Arnold Knaub. “Eles têm os melhores jogadores em todas as posições – pivôs, pontas, fixos. Eles jogam pelos maiores clubes do mundo: Sporting, Benfica, Barcelona.”

“Mas esta arena é como um lar para nós. Nossos torcedores nos apoiam. Em nossas mentes, sentimos que estamos jogando em casa. Vencemos porque somos uma família. Se não fôssemos uma família, não teríamos vencido. É uma vitória muito importante. Foi uma revanche. Perdemos nos pênaltis [em 2021] e agora vencemos.”

Cazaquistão marcou nos segundos finais | Foto: FIFA

Douglas Jr, que mais uma vez foi infalível, também ficou feliz em se vingar. O Cazaquistão estava a segundos de vencer Portugal nas semifinais da Lituânia 2021, mas Bruno Coelho empatou. Os ibéricos venceram nos pênaltis e afundaram a Argentina na decisão.

“O futsal é maravilhoso por isso”, disse Douglas. “Há três anos, enfrentávamos Portugal. Perdemos nos pênaltis nas semifinais da Copa do Mundo.”

“Hoje, Deus nos deu a oportunidade de jogar contra eles novamente. Saímos vitoriosos praticamente em casa, com nossos torcedores fazendo uma festa linda. É um sonho.”

“Mas acabou. Acabou. Agora é pensar no próximo jogo. Temos dois, três dias para descansar e pensar nos próximos adversários.”

Kaká comanda o time do Cazaquistão | Foto: FIFA

Felizmente para o Cazaquistão, eles têm uma megamente que fará isso por eles. Higuita fez questão de atribuir a virada de Portugal a esse técnico.

“Não há palavras para Kaká”, disse o jogador de 38 anos. “Ele estuda muito, é muito inteligente, tem um plano para cada jogo. Hoje nosso plano foi muito bem executado. Hoje a vitória foi realmente coletiva. Dependeu de nós, jogadores, nosso técnico, nossa comissão técnica e toda a outra equipe, vocês nos dão energia positiva.”

“Os últimos segundos pareceram uma eternidade. Futsal é um esporte em que você não pode perder a concentração por um segundo. Nosso foco e vontade de vencer foram enormes. Estou muito feliz porque, taticamente, nossa seleção nacional jogou perfeitamente.”

Higuita, goleiro do Cazaquistão | Foto: FIFA

“Há outras equipes que têm uma qualidade individual incrível – mais do que nós – mas nós temos o estilo cazaque. Não temos um estilo defensivo ou ofensivo. Temos um estilo da alma. Disciplina, foco, fazer tudo com convicção, crença.”

“Hoje, coletivamente, fomos ainda mais perfeitos do que fomos contra a Espanha em nosso primeiro jogo. Hoje tudo saiu como planejado. Kaká fez e nós executamos. Para muitos esse resultado é sensacional, mas sabíamos que poderíamos vencer. Hoje demos uma aula de futsal.”