Gestores de espaços culturais, professores e estudantes interessados em promover a acessibilidade e a inclusão em instituições culturais podem participar, na quinta-feira (26), da oficina “Acessibilidade e Inclusão em Museus de MS – Caminhos Possíveis”.
O evento, organizado pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, será realizado às 9 horas, no MIS (Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul), e oferece 20 vagas gratuitas. A atividade faz parte da 18ª Primavera de Museus.
Voltada para ampliar o conhecimento sobre acessibilidade, a oficina abordará temas como os diferentes tipos de acessibilidade, tecnologias assistivas, inclusão, legislação vigente, capacitismo e a importância do desenho universal para garantir o acesso a espaços culturais.
Responsável pela condução do evento, Ivone Angela dos Santos, consultora em acessibilidade e audiodescritora, possui vasta experiência na área. Especialista em Acessibilidade Cultural e Comunicação Acessível, Ivone atuou em importantes projetos culturais entre 2016 e 2019 e, mais recentemente, em 2023.
Ela coordenou a acessibilidade em eventos como os Festivais de Bonito e Corumbá, além de participar de congressos no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, apresentando trabalhos relacionados ao tema. No âmbito acadêmico, contribuiu com o projeto Cine Acessível da UEMS.
Atualmente, Ivone é responsável pelos projetos de Empregabilidade Inclusiva para Pessoas com Deficiência e Turismo Acessível e Inclusivo na Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.
Com o tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, a 18ª Primavera de Museus é organizada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e traz uma programação diversificada em Mato Grosso do Sul. A iniciativa conta com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e da FCMS (Fundação de Cultura).
Serviço
Oficina: “Acessibilidade e Inclusão em Museus de MS – Caminhos Possíveis”
Data: quinta-feira, 26 de setembro de 2024
Horário: 9h
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som de MS – Memorial da Cultura e da Cidadania “Apolônio de Carvalho” – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro – Campo Grande (MS)
Inscrições: gratuitas pelo link https://forms.gle/R11dX1w8ds7EZYiM7
Karina Lima, Comunicação Setesc
Foto: arquivo/FCMS