12 de fevereiro de 2026
17:03
Por: Rose Campos
Fotos: Divulgação/Semul
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Mulher (Semul) realizou, na noite desta quarta-feira (11), a primeira edição do ano de 2026 do “Projeto Pérolas”, que é dedicado ao acolhimento de mulheres que passaram pelo luto materno, em especial o luto gestacional e neonatal. A reunião aconteceu no Espaço 360°, localizado na Avenida Moreira César, 398, no Centro.
A atividade deu continuidade às ações de acolhimento e cuidado para mães, em Sorocaba. O Projeto Pérolas foi criado pela Semul com o objetivo de proporcionar um espaço institucional de escuta, cuidado e reconstrução para as mães que enfrentam a dor da perda. Com atuação contínua ao longo do ano, o projeto realiza encontros mensais toda a segunda terça-feira de cada mês, às 18h, conduzidos por psicólogas parceiras, além de ações descentralizadas em bairros e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
O Projeto Pérolas conta com a participação da Secretaria da Mulher, representantes de instituições parceiras, como o Ofebas, e da especialista em luto Keren Amaral, fortalecendo a rede de cuidados e ampliando o alcance das ações junto à população. Nesta oportunidade, a secretária da Mulher e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosangela Perecini, destacou a relevância de dar continuidade a esta iniciativa. “Vemos, a cada encontro, que tocamos em uma fragilidade dessas mulheres, que, na maioria das vezes, não encontra espaço institucional, na família ou na sociedade, para compartilhar suas vivências e expressar sua dor e seu desamparo. Dessa forma, buscamos proporcionar esse lugar de escuta, fortalecer sua autoestima e auxiliar no seu fortalecimento emocional. Estamos muito felizes que muitas mulheres têm confiado em nós e aceitado esse acolhimento”, afirma Rosangela.
Será o primeiro encontro neste local, ampliando a possibilidade de acesso para o público interessado. A secretária da Mulher e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosangela Perecini, destaca a pertinência dessa iniciativa. “O Projeto Pérolas é mais uma forma que encontramos para acolher as mulheres do município, em sua diversidade de demandas, apoiando e proporcionando serviços que sejam voltados ao fortalecimento da autoestima desse grupo de pessoas”, diz Rosangela.
Além dos encontros terapêuticos, a iniciativa promove atividades práticas, parcerias com escolas e ações comunitárias, reforçando o compromisso da administração municipal com a escuta qualificada, o acolhimento humanizado e a promoção da saúde mental das mulheres. Mais informações sobre o Projeto Pérolas podem ser obtidas junto à Secretaria da Mulher.
A Secretaria da Mulher está localizada na Av. Rudolf Dafferner, 65, no Alto da Boa Vista e pode ser acessada também pelo telefone (15) 3218-6129
ou e-mail: [email protected]


