Nova Data
Coordenadoria LGBT celebrará o Dia da Visibilidade Trans na próxima semana
28/01/2026 |
09:00 |
60
A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT realizará uma programação especial alusiva ao Dia da Visibilidade Trans no dia 3 de fevereiro, na Rua Duque de Caxias, 59, Centro de João Pessoa, a partir das 10h. A atividade, que aconteceria nesta quinta-feira (29), teve que ser adiada.
De acordo com a Coordenadoria, a nova data contará com uma programação mais elaborada em parceria com representantes de movimentos da sociedade civil organizada. Este ano, as atividades acontecem em parceria com o Movimento Espírito Lilás (Mel) e Cordel Vida.
Segundo o coordenador da Promoção à Cidadania LGBT, Geraldo Filho, a data chama atenção para a transfobia que todos os anos mata pessoas trans e travestis em todo o País e para as políticas públicas que são desenvolvidas para fazer com que esta população tenha seus direitos preservados.
“O dia 29 de janeiro é uma data para aproximar mais a sociedade da realidade de várias pessoas trans que lutam diariamente contra o preconceito e, ainda assim, terminam assassinadas. Como gestão pública, a Coordenadoria oferece vários serviços para esta população no sentido de que a mesma tenha seus direitos garantidos. Atuamos para o combate a todas as formas de preconceitos”, afirmou Geraldo Filho.
Origem – Desde 2004, o Brasil celebra o Dia Nacional da Visibilidade Trans. A data entrou para o calendário de ações afirmativas da comunidade LGBTQIA+ quando movimentos sociais se uniram e denunciaram assassinatos. O Brasil é o país que mais mata pessoas trans ou travestis no mundo. Em 2025, segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), 80 pessoas desta população foram assassinadas.


