A diretora da Fesporte, Fayola Bueno da Silva, acompanha o campeonato mundial de bocha paralímpica que está em andamento na cidade de Curitiba (PR). O evento ocorre entre os dias 10 e 18 de agosto no Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A competição reúne atletas de 16 países e 65 atletas.
A presença da Fesporte tem como objetivo a troca de experiências com profissionais do cenário nacional do paradesporto, além de acompanhar algumas equipes catarinenses que marcam presença no evento.
A bocha paralímpica é um esporte de alta precisão e estratégia, adaptado para atletas com paralisia cerebral severa ou outras deficiências motoras graves. Diferente da bocha convencional, todos os atletas competem sentados em cadeiras de rodas e limitados a uma área demarcada para fazerem seus arremessos.
A modalidade é um dos esportes mais inclusivos, permitindo que pessoas com deficiências motoras severas participem ativamente. Os campeonatos reforçam a importância da inclusão e do esporte como ferramenta de reabilitação física, social e psicológica.
Fayola Daiane Bueno da Silva falou sobre o andamento da competição e o trabalho desenvolvido pela Fesporte em algumas modalidades do paradesporto, entre elas a bocha paralímpica.
“Um grande evento internacional que reúne 16 países desenvolvendo o paradesporto de forma internacional aqui em Curitiba. A bocha paralímpica é uma modalidade extremamente importante para a Fesporte, presente em nossos eventos como no Parajasc que dentro de um mês estaremos realizando a etapa estadual em Lages. Parabenizar todos os países que estão aqui e sorte para os países participantes em especial para Santa Catarina”, afirmou a diretora.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: [email protected]
Telefone: (48) 999190-994