Ícone do site BURITIS ONLINE NOTICIAS

Agência Minas Gerais | Governo de Minas inicia Curso de Formação de Examinadores de Trânsito com foco em avaliações mais didáticas e humanizadas

O Governo de Minas iniciou, nesta segunda-feira (11/8), o Curso de Formação de Examinadores de Trânsito, voltado para professores da Educação Básica e servidores em exercício na Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). A formação busca tornar as avaliações práticas de direção no trânsito mais didáticas, humanizadas e alinhadas às diretrizes pedagógicas modernas.

O objetivo é assegurar que os candidatos estejam aptos a se tornarem condutores, contribuindo para a segurança viária. O curso está estruturado por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, e busca formar examinadores de trânsito com competências essenciais e requeridas para o exercício de suas funções junto às bancas examinadoras nos processos de habilitação, renovação e reabilitação do condutor.

O Programa de Formação e Desenvolvimento de Examinadores de Trânsito (PFDE) foi desenvolvido pela CET-MG) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), e irá ampliar o quadro de examinadores e possibilitar que a temática de Educação para o Trânsito seja inserida no contexto escolar, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e um trânsito mais seguro para todos.

Ao todo, 234 educadores aprovados no processo seletivo participarão da formação, que está sendo conduzida pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP). A carga horária é de 220 horas/aula e a previsão de conclusão é até dezembro deste ano. A atuação dos novos examinadores exige a conclusão integral e bem-sucedida do curso, além da publicação de portaria oficial de nomeação.

“Com a criação do PFDE, o Governo de Minas reforça seu compromisso com a qualificação dos serviços de trânsito, investindo na formação continuada e em metodologias mais humanas e eficientes, com reflexos diretos na segurança viária e na experiência dos candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação”, afirma o chefe de Trânsito da CET-MG, Lucas Vilas Boas.

O novo grupo de profissionais não substituirá os examinadores já em atividade, mas atuará de forma complementar, contribuindo com uma abordagem pedagógica e acolhedora nos processos avaliativos. As escalas serão organizadas de modo a não comprometer o turno regular de trabalho nas escolas estaduais, assim como já acontece com os servidores que já atuam nos exames práticos de direção.

Sair da versão mobile