Ícone do site BURITIS ONLINE NOTICIAS

Cícero Lucena inicia modernização da iluminação pública com tecnologia de Cidades Inteligentes

O prefeito Cícero Lucena deu início, nesta quarta-feira (6), ao projeto de modernização da iluminação pública de João Pessoa. A iniciativa inclui a instalação de lâmpadas de LED e está alinhada ao conceito de ‘Cidades Inteligentes’, com sistema de acionamento por dispositivo portátil, garantindo mais eficiência no consumo de energia e na qualidade da iluminação. A implantação começa pelo bairro dos Expedicionários e será estendida a toda a cidade.

Na prática, o sistema permite que as lâmpadas dos postes estejam interligadas a um centro de controle na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), possibilitando o acionamento remoto, além da identificação de falhas na iluminação para que a manutenção seja realizada com mais agilidade. Esta é a primeira etapa do projeto, que também prevê a instalação de postes inteligentes, equipados com tomadas para carregamento de veículos elétricos e integração com semáforos e forças de segurança.

“Essa iniciativa trará benefícios ambientais significativos através da redução do consumo de energia e promoverá a modernização do sistema de monitoramento das luminárias. Vamos chegar a todos os bairros de João Pessoa, concretizando a meta de João Pessoa 100% LED”, projetou o prefeito durante início dos trabalhos na Avenida Capitão João Freire.

De acordo com o secretário Municipal de Infraestrutura, Rubens Falcão, a previsão para que toda a cidade fique iluminada com tecnologia em LED é de 10 meses. “Este projeto se enquadra no conceito de smart city ou Cidades Inteligentes. O projeto abrange a iluminação pública, com foco na redução do consumo de energia e controle da intensidade luminosa. Além disso, os semáforos serão interligados, facilitando a comunicação com ambulâncias e a polícia”, detalhou.

Mais benefícios – A diretora de Iluminação da Secretaria de Infraestrutura, Joyce Alves, explicou que, além monitoramento do consumo real, o sistema de telegestão presente nas lâmpadas regula a intensidade luminosa e tem diversas outras funcionalidades tecnológicas. “Hoje, estamos instalando uma luminária com tomada de sete pinos, com dispositivo de proteção contra surtos de tensão. Em caso de elevação excessiva da tensão na rede, causada por alguma ocorrência, esse dispositivo protege a luminária”, explicou.

Djanira Araújo, aposentada de 87 anos, se alegrou com a inovação na Avenida Capitão João Freire, onde mora há mais de 60 anos. “Como estou feliz, porque fazia muito tempo que o bairro não recebia nenhuma ação importante. Esse LED faz toda diferença, porque é mais qualidade e segurança”, afirmou a moradora.

Sair da versão mobile