ESPORTES

Pinheiros é resiliente e conquista o 10º título consecutivo do Troféu Brasil de Atletismo





Equipe supera baixas, mostra força e ganha motivação de novos talentos que chegaram ao Clube

 

O Esporte Clube Pinheiros é o Campeão do XLIV Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo 2025. A equipe ficou na primeira colocação geral, com 561,5. Em segundo, o Praia Clube com 449 pontos e em terceiro o ORCAMPI, com 154 pontos. É o décimo título consecutivo do ECP, que conquista a competição desde 2016.

O Clube também liderou o ranking feminino, com 295,5 pontos e o masculino com 266. Ao todo, foram 44 medalhas: 17 medalhas de ouro, 17 de prata, e 10 de bronze. A competição, que foi realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, iniciou na última quinta-feira, dia 30, foi finalizada neste domingo, dia 3.

O título da equipe Azul e Preta, entretanto, veio depois de uma disputa até o último dia contra o Praia Clube. E a conquista veio depois de muita luta e vitórias importantes nas provas. Fora delas, a equipe teve importantes desfalques, como foi o caso de Rodrigo Nascimento, Jorge Vides, Raiane Vasconcelos, Vitória Rosa, e Petrúcio Ferreira no paralímpico, que sofreram com problemas físicos e não conseguiram competir. Wellington Morais do arremesso do peso, sentiu a panturrilha após a competição. Por outro lado, a renovação da equipe mostra que o DNA de vencedor continua: Roberta Santos, Pedro Nunes, Alencar Chagas, Regiclecia Santos, disputaram seu primeiro Troféu Brasil pelo Clube e conquistaram medalhas. Outros atletas que continuam no Clube melhoraram sua marca e continuam vencendo, como foi o caso de Gabriele dos Santos, Chayenne da Silva, Tiago Silva e Lorraine Martins. 

Atletas comemoram a conquista. Foto: Carol Coelho/ECP

O head coach da equipe, Clodoaldo do Carmo, fez um balanço ao final da competição. “Antes do início da competição nós tivemos algumas dificuldades com relação às lesões. temos tido muitos problemas com relações as pistas, e isso talvez tenha sido o fator principal que tenha gerado essas lesões. Uma das coisas que pesou bastante para essa conquista foi o espírito de entrega, dedicação, resiliência de cada atleta, de cada um entrar e fazer o seu melhor, independente se ganharia uma medalha ou ganhasse um ponto: todos entraram comprometidos a fazer o que se propuseram”, comentou o treinador. 

E prosseguiu. “Sair daqui com o título de Decacampeão para nós foi muito importante, primeiro porque mostra a força da nossa equipe, independente de todos os problemas. Segundo, a energia da vontade de ganhar e no final tivemos até uma diferença até que tranquila com relação àquilo que nós imaginávamos. É uma superação muito grande de todos eles”. Finalizou o treinador. 

Rev 4×400: Jadson Lima, Marcelo Junior, Lucas Carvalho e Matheus Lima. Foto: Carol Coelho/ECP

Na tarde deste domingo (3), foram nove medalhas de ouro, nove de prata e duas de bronze. Confira quem foram os medalhistas:  

➡️400m com barreiras (feminino):

🥇Chayenne da Silva – 55.42

🥈Rita de Cássia – 56.51

 

➡️Salto Triplo (feminino):

🥇Gabriele dos Santos – 14.31

🥈Regiclecia Cândido – 13.94

 

➡️Lançamento do martelo (masculino):

🥇Alencar Chagas – 74.78

🥈Allan Wolski – 70.28

 

➡️Salto com vara (masculino):

🥈Lucas Vicente – 5.16

🥉Nycolas Nascimento – 5.01

 

➡️Salto em altura (masculino):

🥇Thiago Moura – 2.15

 

➡️200m (feminino):

🥇Lorraine Martins – 23.12

🥉Ana Azevedo – 23.32

 

➡️1.500m  (feminino):

🥇Tatiane Raquel – 4.16.90

 

➡️1.500m  (masculino):

🥇Leonardo de Jesus – 3.40.71

🥈André Sales – 3.41.76

 

➡️Arremesso do peso: 

🥈Wellington Moraes – 20.73

 

➡️Heptatlo:

🥈Roberta Santos – 16 pontos 

 

➡️Salto triplo (masculino):

🥈Elton Junio – 16.88

 

➡️Lançamento do dardo (masculino):

🥈Pedro Nunes – 79.94

 

➡️Revezamento 4×400 metros (feminino):

🥇3.32.07

Rita de Cassia 

Daysiellen Dias 

Chayanne Silva 

Mayara Leite 

 

➡️Revezamento 4×400 metros (masculino):

🥇3.04.90

Jadson Lima 

Lucas Carvalho 

Marcelo Júnior 

Matheus Lima