Na tarde da última terça-feira, 2, os responsáveis pelo projeto “Turma do Lixo Zero” estiveram na sede da Secretaria de Educação para apresentação dos resultados das ações desenvolvidas nas escolas municipais durante o primeiro semestre de 2025.
Durante o encontro, foram debatidos os avanços das ações nas unidades escolares envolvidas, os desafios mais enfrentados, como a destinação de resíduos orgânicos, e as estratégias para ampliação do projeto ao longo do segundo semestre e nos próximos anos. A meta é aumentar gradativamente o número de escolas participantes e implantar práticas sustentáveis de forma integrada ao ambiente escolar.
“O foco, agora, é intensificar a implantação de composteiras nas escolas, uma vez que os resíduos orgânicos ainda são o principal desafio para a obtenção do Selo Lixo Zero”, salientou a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Alessandra Panza.
Um exemplo de destaque foi a EM Madre Maria da Glória, que utilizou o tema da sustentabilidade como inspiração para sua festa caipira, com incentivo ao consumo consciente e desconto para quem levasse canecas e cumbucas reutilizáveis. Já os alunos do 5°ano da EM Prof° Olga Ribas de Andrade Gil apresentaram um coral durante o Evento Atitude Cidadã Lixo Zero, que ocorreu em junho, no Museu da Vida Marinha.
“Acreditamos em uma Educação que vai além da sala de aula, e o projeto Lixo Zero é uma ferramenta fundamental para formar cidadãos mais conscientes e responsáveis. As ações já desenvolvidas mostram que, com envolvimento da comunidade escolar, conseguimos promover mudanças de comportamento significativas”, destacou o secretário da pasta, Laércio Pereira Junior.
O relatório apresentado também propõe novas ações educativas e atividades práticas, como campanhas de reciclagem, oficinas e visitas técnicas, com o objetivo de formar uma nova geração mais atenta às questões ambientais e comprometida com o futuro do planeta.
Um exemplo de destaque foi a EM Madre Maria da Glória, que utilizou o tema da sustentabilidade como inspiração para sua festa caipira, com incentivo ao consumo consciente e desconto para quem levasse canecas e cumbucas reutilizáveis.
“O projeto Lixo Zero tem sido de grande importância para a escola e acredito que mais ainda para os alunos e a comunidade. Eles ficaram super empolgados ao preparar a decoração para a festa”, comentou a professora Selma, do 1º ano B.