• São José dos Campos | SP
Dia 6 de maio de 2025: o fim de uma história memorável. Nesta noite fria de outono, o ginásio Manoel Bosco Ribeiro, do Tênis Clube, viveu o seu último momento. Ao menos, como um local de competição esportiva. E a goleada do São José por 8 a 0 sobre o Campos do Jordão, pelo Campeonato Paulista, foi o último ato de um local repleto de boas lembranças esportivas do espaço que fica em uma das regiões mais valorizadas de São José dos Campos.
Agora, o que foi um palco de esportes, dará lugar a um luxuoso empreendimento imobiliário. O Tênis Clube continuará existindo, mas a área do ginásio foi vendida já em 2021. E a área do ginásio já está virando escombros.
Neste ginásio, o antigo time do Tênis Clube fez jogos memoráveis nos anos 1980, quando foi bicampeão paulista e campeão brasileiro, além de receber jogos da Seleção Brasileira. Depois, com o São José, foi bicampeão paulista em 2007 e 2008, além de outros títulos menores.
Porém, o São José, que utilizava o ginásio desde 2007, esperava jogar ao menos até setembro, quando termina a primeira fase da LNF (Liga Nacional de Futsal). E o presidente do time da região, Roberto Rocha Brandão, o ‘Montanha’, disse na semana passada ao programa Parada dos Esportes que foi pego de surpresa.
“A princípio no cronograma deles, ia mexer na quadra só a partir de outubro, novembro, não ia mexer agora. E a primeira fase da Liga terminava em setembro, então a gente estava tranquilo com relação a isso”, afirmou. Aliás, o jogo contra o Corinthians pela Liga Nacional, nesta quinta-feira (22), já foi remarcado para a Farma Conde Arena.
O dirigente ainda lembra que a construtora M Vituzzo, que adquiriu o espaço, está exercendo o direito de compra deles. Mas, lembrou que o São José tem uma parceria com o Tênis e não com a construtora.
Nesta quinta, a assessoria de imprensa do São José Futsal informou que os treinos agora acontecem em diversos locais, de acordo com a disponibilidade. Já teve treino no ginásio da Vila Maria, no Altos de Santana e o próximo será na Farma Conde Arena.
Construtora faz posse do terreno
Em nota enviada a OVALE, a construtora M Vituzzo disse que tem seguido de forma fiel tudo o que está em contrato. Inclusive, essa empresa tem vários outros empreendimentos de alto padrão na cidade. No final de março, a empresa assinou a escritura do terreno e tomou posse oficial.
“A M Vituzzo esclarece que tem seguindo fielmente o contrato estabelecido com o Tênis Clube de São José dos Campos em 2022, no processo de compra da área onde está localizado o ginásio de esportes. Conforme contrato, a posse plena do terreno se deu a partir de maio de 2025, ou seja, 30 dias após a assinatura da escritura, ocorrida em março de 2025”, disse em nota.
“O novo empreendimento será inspirado no conceito internacional de wellness. O projeto terá como foco a promoção de bem-estar físico, mental, social e ambiental. O tamanho total do terreno é de 3.972m2”, continuou.
A reportagem também entrou em contato com o Tênis Clube, para falar sobre o assunto. E aguarda o retorno para atualizar a matéria.
No entanto, com os recursos provenientes da venda, do espaço do ginásio, o Tênis deverá investir R$ 14 milhões no clube ao longo dos próximos três anos. O plano inclui a construção de um novo ginásio multiuso, reformas nas piscinas, revitalização da academia, ampliação do estacionamento e a criação de um novo salão nobre para eventos sociais.