NOTÍCIAS

Presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia visita Centro Municipal e elogia tratamento dedicado aos pacientes

O Centro Municipal de Nefrologia recebeu, nesta terça-feira (15), a visita técnica da diretoria da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). Durante a visita, a equipe conheceu o funcionamento do serviço e a dinâmica do atendimento disponibilizado pela unidade aos usuários da rede municipal de saúde que tem doença renal crônica.

A equipe, composta pelo médico José Moura Neto, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia; a médica Kalyanne Cabral, vice-presidente Nordeste; e o médico Pablo Rodrigues, presidente da Sociedade Paraibana de Nefrologia, foram recebidos pela médica Laís Medeiros, diretora do Centro Municipal de Nefrologia, e pela enfermeira Evelin Rolim dos Santos Rocha, coordenadora do serviço de enfermagem da unidade.

Laís Medeiros destacou que o serviço é uma inovação da gestão municipal, uma vez que é o primeiro serviço de diálise próprio de João Pessoa. “O serviço de diálise começou a funcionar sob gestão plena do Município desde primeiro de março e estamos trabalhando para oferecer e garantir o melhor atendimento aos pacientes”, afirmou.

O presidente da SBN, José Moura Neto, elogiou o trabalho realizado na Capital, e a dedicação aos pacientes que utilizam o serviço. “Essa é a primeira vez que a Sociedade Brasileira de Nefrologia visita João Pessoa e para nós está sendo uma visita muito boa. Visitamos o Centro Municipal de Nefrologia e quero parabenizar todos os responsáveis, a Secretaria Municipal de Saúde, Drª Laís Medeiros, pelo trabalho exemplar que tem sido feito e pelo tratamento dedicado aos pacientes com doença renal crônica em diálise em João Pessoa”, declarou.

Ele explicou que a visita faz parte do projeto ‘SBN vai às Regionais’, onde a Sociedade Brasileira de Nefrologia visita vários estados, serviços que estão sendo criados e que são importantes para a nefrologia local.

Reforma – O Centro Municipal de Nefrologia passa atualmente por reforma, que tem como objetivo a otimização dos setores, através de uma melhor distribuição dos espaços da clínica, que funciona de segunda-feira aos sábados, das 6h às 20h30, ininterruptamente, uma vez que é um tratamento essencial à vida.

Com capacidade para atender 192 pacientes, atualmente, na unidade, são oferecidos três turnos de diálise. “Por turno a gente recebe 32 pacientes, sendo que são distribuídos em seis turnos, nas segundas, quartas e sextas ou nas terças, quintas e sábados, em três horários diferentes, o que dá uma capacidade total de 192 usuários atendidos pelo serviço”, completou a médica Laís Medeiros.