Pauta do encontro foi a expansão do IFSP; ministro também visitou as obras da sede da nova Reitoria e do auditório do Campus São Paulo
Na manhã desta quarta-feira (22), o reitor Silmário Batista dos Santos e os pró-reitores do IFSP receberam o ministro da Educação, Camilo Santana, para uma reunião sobre o andamento e as demandas da implementação dos novos campi da instituição. Acompanhado do diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Cláudio Alex Jorge da Rocha, o ministro também aproveitou a ocasião para visitar as obras da sede da nova Reitoria e do auditório do Campus São Paulo.
Durante o encontro, Camilo garantiu que irá se empenhar para que o governo federal libere recursos, ainda em janeiro, para a expansão do IFSP, que irá resultar em 12 novos campi no estado, sendo dois deles na capital e dez em cidades do interior paulista. O ministro afirmou que as obras, tanto de expansão quanto de consolidação da Rede Federal, são demandas importantes do presidente Lula, que até o fim de sua gestão pretende entregar vários novos campi e equipamentos para a comunidade acadêmica.
Segundo Silmário, a reunião também foi bastante produtiva no que diz respeito à liberação dos recursos necessários para a continuação das obras em andamento. “Em abril de 2024, quando o ministro visitou a obra da nova reitoria pela primeira vez, tínhamos dúvida quanto ao seu tempo de execução, mas foi tudo muito rápido, e com o novo aporte de recursos, o prédio deve ser entregue até o fim de fevereiro”.
Para a construção da nova reitoria e do auditório do Campus São Paulo, já foram investidos cerca de R$ 30 milhões, com recursos provenientes do próprio IFSP e do governo Federal.
Consolidação – Como parte das obras de consolidação do IFSP, Silmário assinou em 2024 uma ordem de serviço para a construção de restaurantes estudantis em 18 campi da instituição. Ao todo serão investidos mais de R$ 42 milhões em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).