NOTÍCIAS

Prefeitura realiza 1ª Avaliação de Densidade Larvária de 2025

Ariane Caldas


Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos inicia, nesta quinta-feira (2), a primeira ADL (Avaliação de Densidade Larvária) de 2025.

As atividades seguem até o dia 31, contemplando todas as 42 áreas urbanas do município. Realizada a cada trimestre, a ação é importante para acompanhar os níveis de infestação ao longo do tempo, identificando as áreas prioritárias para atuação e norteando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como dengue, chikungunya e zika.

São 3.167 quarteirões, abrangendo 17.778 imóveis dentro das 42 áreas cadastradas no município. Em cada quarteirão será trabalhado o número de imóveis necessários para atingir a amostragem. Na última ADL realizada no município em outubro de 2024, o resultado do índice larvário foi 0,5 (Índice de Breteau), considerado satisfatório.

Com base nos dados obtidos nas avaliações, a Prefeitura define as melhores formas de combate às doenças no próximo período. Por exemplo, pode-se redirecionar e intensificar algumas medidas ou alterar as estratégias de controle do mosquito adotadas no município.

Prevenção

Em 2024, o município registrou mais de 98 mil casos da doença e a participação da população no combate ao Aedes aegypti é muito importante, principalmente com o início do verão.

Os dias mais quentes e chuvosos são propícios para proliferação das larvas e é fundamental que a população também redobre os cuidados dentro de casa como evite o uso de pratinhos embaixo das plantas, evite planta aquática, não acumule entulho e lixo, mantenha bem tampados reservatórios e caixas-d’água. Confira aqui outras orientações para evitar criadouros.

Caso identifique qualquer possível criadouro do mosquito, basta entrar em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).

Além da ADL, ações de prevenção e controle contra dengue são realizadas diariamente pelo município. A programação dos arrastões, nebulização costal e controle de criadouros pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura.

Constantemente, os agentes de combate às endemias promovem um trabalho educativo e orientam a população a tomar atitudes para evitar os riscos dessas doenças.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde