22 de novembro de 2024
14:41
Por: Marcelo Andrade (PTS)
Fotos: PTS
O projeto “Steam Unip: Inovação e Conhecimento Integrado”, realizado pela Universidade Paulista (Unip), campus Sorocaba, com apoio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e da Agência Inova, foi indicado como finalista do Prêmio de Propriedade Intelectual nas Escolas, promovido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), na categoria Tecnologia – Educação para a Ciência e Inovação.
A premiação, uma das mais relevantes do País em inovação e educação tecnológica, reconhece iniciativas que conectam ciência, tecnologia e sociedade. O vencedor será anunciado no dia 4 de dezembro, pela Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do INPI.
Além do projeto, o coordenador da iniciativa, que é vice-presidente do Conselho de Administração da Agência Inova e membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) de Sorocaba, o professor Alessandro Jordão, foi indicado ao Prêmio de Educador de Propriedade Intelectual do Ano, e concorre com educadores de todo o Brasil. Jordão é coordenador de cursos de graduação e pós-graduação naquela universidade.
O Steam Unip, explica o coordenador, não apenas fomenta o aprendizado técnico-científico, mas promove diálogo direto entre academia, indústria e sociedade. Com ações que envolvem desde discussões audiovisuais até desafios práticos, o projeto busca formar cidadãos críticos e capacitados para atuar em um mundo cada vez mais tecnológico e interconectado.
Entre os destaques está a colaboração com grandes empresas e organizações, como Toyota, Ford Motor Company, Global Automotive, Zeentech, Mitsubishi Motors, CASIO Educação, Vtech, Sumitomo Drive Technologies, Instituto de Tecnologia – FIT e GI Group, além do apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS). Estas parcerias ampliam o alcance do projeto, conectando alunos e comunidade, a especialistas e iniciativas do setor industrial.
Temas como mobilidade sustentável, robótica e inteligência artificial foram abordados em encontros que atraíram públicos diversos, conectando o conhecimento tecnocientífico à sociedade.
Fomento à educação integrada
O coordenador do projeto, ao destacar a importância da participação do PTS no projeto, enfatiza que, em um cenário de rápidas transformações tecnológicas, é imprescindível preparar profissionais que dominem ferramentas técnicas, mas que também sejam capazes de compreender e refletir criticamente sobre os impactos da tecnologia na sociedade. “Buscamos justamente isso: fomentar uma educação integrada, conectando alunos, empresas e a comunidade local, para criar soluções que respondam aos desafios contemporâneos”, ressalta.
Essa perspectiva é ampliada pela interação com a comunidade local, que participa de discussões inclusivas e interativas. “O projeto traz uma dimensão prática e aplicada ao ensino, além de promover um diálogo construtivo entre os setores da sociedade. Essa abordagem fortalece tanto a formação acadêmica, quanto a capacidade de inovação e colaboração”, afirma a professora-doutora Simoni Gheno, coordenadora-geral de Engenharia Mecânica da Unip.
“Fator-chave”
O PTS, assim como os demais parques tecnológicos, tem como fator-chave o despertar, nas universidades, da compreensão sobre a necessidade de aproximação entre o conhecimento acadêmico, as empresas e os mercados, o que provoca um desempenho mais ativo dessas universidades no desenvolvimento econômico.
“Os parques tecnológicos desempenham um papel fundamental nessa integração, promovendo inovação e desenvolvimento econômico. Nós, do Parque Tecnológico de Sorocaba, temos incentivado cada vez mais a transferência de conhecimento e tecnologia entre universidades e empresas; promovemos a colaboração entre academia e indústria; estimulamos a criação de novas ideias e o desenvolvimento de empreendimentos que trabalhem entre si e com a universidade”, ressalta o presidente do PTS, Nelson Cancellara.