ENTRETENIMENTO

Em vantagem nas quartas, Praia Clube pode quebrar tabu de mais de 20 anos se chegar à semi da LNF – LNF

Praia Clube, Minas, Liga Nacional de Futsal, LNF. | Foto: Bruno Cunha

O Praia Clube recebe Santo André nesta sexta-feira, às 19h, pelo jogo de volta das quartas-de-final da Liga Nacional de Futsal. Em vantagem por ter vencido a primeira partida por 3 a 1 em São Paulo, o time de Uberlândia pode quebrar um tabu que já dura mais de duas décadas: levar Minas Gerais às semifinais da principal competição da modalidade no país.

Criada em 1996 pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e gerenciada pelos clubes a partir de 2015, a Liga Nacional teve um mineiro no Top-4 pela última vez em 2002. Naquele ano, o Minas chegou à final e perdeu para a Ulbra-RS.

Desde então, o estado não teve mais representantes entre os quatro primeiros. Antes, o Atlético Mineiro havia conquistado dois títulos, em 1997 e 1999, e um vice, em 2000.

Na última edição, o Minas esteve perto de quebrar o tabu estadual, mas acabou eliminado pelo Sorocaba nas quartas-de-final. Três anos antes, em 2020, o Praia Clube também chegou às quartas no retorno do time à LNF, mas caiu para o Tubarão.

Neste ano, a equipe de Uberlândia conseguiu a quinta melhor campanha da primeira fase, com 47 pontos, e teve a melhor defesa da fase de classificação. Foram 29 gols sofridos, mesma quantidade do Umuarama.

Nas oitavas, o Praia Clube eliminou Campo Mourão após dois empates e uma prorrogação acirrada no jogo de volta. Depois, abriu vantagem nas quartas vencendo Santo André por 3 a 1, fora de casa.

Um empate nesta sexta garante o time na próxima fase e a quebra do tabu. Se perder, joga a prorrogação e precisa segurar o resultado para avançar.