ENTRETENIMENTO

Oito seleções descobrem os caminhos para as Filipinas – LNF

Suécia está no Grupo A | Foto: FIFA

Portugal, Itália, Hungria e Suécia foram sorteadas no Grupo A da rodada de elite das eliminatórias da UEFA para a primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA™, enquanto Espanha, França, Polônia e Finlândia formarão o Grupo B. Itália e França sediarão os respectivos grupos de 18 a 23 de março, com os dois primeiros colocados representando a Europa nas Filipinas 2025.

Grupo A
Portugal (3º)
Itália (8º)
Hungria (23º)
Suécia (22º)
*Posições no Ranking Mundial Feminino de Futsal da FIFA entre parênteses

A Itália tem motivos de sobra para otimismo. Ela começou este ano com empates consecutivos contra o poderoso Portugal, está em uma sequência de 12 vitórias e, com Renata Adamatti, Bruna Borges e Sara Boutimah brilhando, marcou 27 gols e sofreu zero para conquistar seu grupo da rodada principal em grande estilo. O time de Francesca Salvatore também terá a vantagem de jogar em casa na rodada de elite.

Itália também caiu no Grupo A | Foto: Fifa

Portugal ainda será o favorito para liderar o grupo. A equipe de Luis Conceição venceu três dos últimos quatro encontros com a Espanha e terminou em segundo lugar no Torneio de Fafe, onde deram ao Brasil um exame rigoroso em uma emocionante derrota por 3 a 2. Fifo é uma das melhores e mais multifuncionais jogadoras do esporte, e tem excelentes companheiras de equipe na forma de Ana Catarina, Ana Azevedo e Janice Silva.

A Hungria terminou em quarto lugar nas duas últimas UEFA Women’s Futsal EUROs. Encontrar uma maneira de superar a excelente Lilla Torma provou ser um enigma para as principais equipes, enquanto Viktoria Horvath pode vencer jogos em um instante.

Hungria está no Grupo A | Foto: Fifa

A Suécia, que faz muitos gols, está, sem dúvida, entre os times mais divertidos do planeta. Elas vão cobrar de Linda Lundstrom, Rebecca Rolin e Susan Kiryo a tarefa de garantir a elas uma classificação entre as duas primeiras.

Citações

“São três seleções que já enfrentamos e conhecemos bem. Acreditamos que a Itália está entre as melhores seleções europeias de futsal feminino e, além disso, jogará em casa. O jogo contra a Itália provavelmente será o mais difícil. Hungria e Suécia estão crescendo e também têm muita qualidade. Acredito que os jogos neste grupo serão equilibrados, mas aceito que nós e a Itália somos os principais candidatos a chegar à final. Faremos tudo o que pudermos para que isso aconteça.” Luis Conceição, treinador de Portugal.

Portugal é uma das favoritas | Foto: Fifa

“São três times muito capazes. Teremos que estudá-los bem. São times fortes fisicamente. Teremos que nos preparar muito bem, porque todos os três jogos serão finais. Temos que vencer todos os nossos jogos para nos classificar e não depender de outros resultados.” Renata Adamatti, jogadora da Itália.

“Para nós, só estar na rodada de elite, ao lado dos melhores times da Europa, é algo enorme. Sabemos que seria um grande feito se pudéssemos, de alguma forma, vencer uma das três partidas. A classificação para a Copa do Mundo seria um verdadeiro milagre, mas isso não significa que vamos desistir. Faremos o nosso melhor. Cada ponto que conseguirmos significará muito para o time.” Rebeka Fabian, jogadora da Hungria.

“Estamos definitivamente em um grupo difícil com alguns oponentes realmente fortes, e precisaremos estar no nosso melhor em cada jogo. Embora as probabilidades possam não estar do nosso lado, estamos a apenas três jogos de uma vaga na Copa do Mundo e estamos muito famintos para chegar lá! Qualquer um que conte a Suécia terá que pensar novamente.” Linda Lundstrom, jogadora da Suécia.

Grupo B
Espanha (2º)
França (60º)
Polônia (16º)
Finlândia (17º)
*Posições entre parênteses no Ranking Mundial Feminino de Futsal da FIFA

A França, em nada menos que sua estreia oficial no início deste mês, surpreendeu a Ucrânia, que havia conquistado bronze e prata nas duas últimas EUROs. Os Bleues de Pierre-Etienne Demillier seguiram essa surpresa chegando à rodada de elite, onde aproveitarão a vantagem de jogar em casa.

A Espanha será a grande favorita para terminar em primeiro, tendo vencido todas as três EUROs. Claudia Pons pode contar com duas das melhores atletas do planeta, Anita Lujan e Peque, a Melhor Jogadora Feminina do esporte em 2022, junto com as gêmeas de Córdoba em rápido crescimento, Irene e Laura.

A Polônia venceu oito das últimas 10 partidas. Eles confiarão a Andzelika Dabek, Agata Bala e Agata Sobkowicz a reserva de uma aventura filipina.

A Finlândia pareceu bem defensivamente e ofensivamente na rodada principal. Eles jogaram contra a Polônia três vezes desde o início de 2022, com todos sendo encontros muito acirrados. Jaakko Laitinen tem estrelas como Anna-Kaisa Hannuksela, Matilda Herranen, Sandra Lind e Emilia Jokisalo à sua disposição, assim como o fenômeno de 16 anos Stella Enwena.

Citações

“Todos os rivais serão difíceis porque estamos jogando por grandes coisas e todos estarão bem preparados. A França é mais desconhecida e será um desafio para nós. Finlândia e Polônia são muito competitivas e estão melhorando muito. Elas dificultaram as coisas para nós em outros torneios. Temos que estar realmente focados e conscientes do que estamos jogando. Qualquer partida ruim pode determinar seu futuro.” Claudia Pons, treinadora da Espanha.

Espanha quer a classificação | Foto: FIFA

“Não é um sorteio fácil, com a Espanha como a equipe número um na Europa e a número dois no mundo. Há duas vagas em disputa, e uma delas é quase certa para a Espanha. Depois disso, enfrentaremos a Polônia, para quem perdemos duas vezes feio em setembro, e que está em sexto lugar na Europa. E a Finlândia, para quem também perdemos e está em sétimo lugar na Europa. Estamos relativamente atrás deles: 22º na Europa e 60º no mundo. Acho que todos queriam ser sorteados contra nós. Mas isso não significa que não seremos ambiciosos. Temos uma pequena chance de nos classificar e tentaremos aproveitá-la. Teremos sorte de estar em casa. Isso certamente será uma vantagem. Esperamos que a multidão compareça em massa.” Pierre-Etienne Demillier, técnico da França.

França está no Grupo B | Foto: FIFA

“Acho que o sorteio foi bom para nós e temos uma chance realista de nos classificar. Ao mesmo tempo, as outras equipes do nosso grupo também têm. É um grupo difícil e teremos que jogar bem para nos classificar, mas estou confiante de que podemos fazer isso.” Sini Lauermaa, jogadora da Finlândia.

Finais globais

A primeira Copa do Mundo de Futsal Feminino da FIFA acontecerá nas Filipinas de 21 de novembro a 7 de dezembro de 2025. O país anfitrião e a Nova Zelândia já se classificaram.